Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bourbon-Duas Sicílias e Bragança (Rio de Janeiro, 29 de julho de 1846 – Eu, 14 de novembro de 1921) é também conhecida como Princesa Isabel “a Redentora” por ter assinado a Lei Aurea.
Sua estátua localiza-se na Av Princesa Isabel em Copacabana e foi inaugurada no dia 13 de maio, quando se comemoraria os 115 anos da abolição da escravidão no Brasil.
A Lei áurea libertou os escravos?
Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza Trecho do Artigo 5º caput, da Constituição Federal
Mas não foi sempre assim…
A ausência de políticas públicas para a inserção social da população negra após a abolição, o negro marginalizado da senzala à periferia, a criminalização de expressões da cultura negra.
O corpo como meio de resistência – Samba – Capoeira – Candomblé
A capoeira era considerada crime pelo código penal de 1890 e a polícia perseguia a “marginalidade carioca”. A roda de samba não era proibida, porém perseguida e mal vista pela elite. Sambistas flagrados nesses tipos de aglomerações ou com seus instrumentos eram detidos pelos crimes de vadiagem ou de capoeiragem. O mesmo acontecia com as religiões de matriz afro-brasileira como a umbanda e o candomblé.
A estátua encontra-se na Av. Princesa Isabel, no bairro de Copacabana, Rio de Janeiro, RJ.
Intervenção realizada em 02 de setembro de 2019.