Ayrton Senna da Silva foi um piloto brasileiro de Fórmula 1, campeão da categoria três vezes, em 1988, 1990 e 1991. Começou sua carreira competindo no kart em 1973 e em “carros de fórmula” em 1981. É considerado um ídolo brasileiro. Faleceu em 1994 e sua morte, assim como o funeral e velório, provocou uma das maiores comoções da história do Brasil, bem como repercussão mundial. Em pesquisas feitas com jornalistas especializados, pilotos e torcedores, foi amplamente considerado o melhor piloto da história da Fórmula 1 e um dos maiores automobilista de todos os tempos.

O VERDE E AMARELO DA NOSSA BANDEIRA, CARREGADA POR UM ÍDOLO NACIONAL, PERTENCE A QUAIS BRASILEIROS?

Um país tem povo, tem gente de todos os tipos. Tem diferenças, que muitas vezes não deveriam importar, mas que em outras vezes, aqui, são gritantes, colocam vidas, a dignidade e o próprio povo em risco. Essas precisam diminuir.

Nossas cores não são de apenas um grupo com orientação política que favorece a desigualdade, o racismo e a intolerância. 

O VERDE E AMARELO É DE TODOS NÓS. E não, não vamos abrir mão de algo que é nosso.

Sua estátua localiza-se na Av Atlântica em frente ao Copacabana Palace em Copacabana e foi inaugurada no dia 27 de dezembro de 2019.

Intervenção feita no dia 02/09/2021 na estátua de Ayrton Senna, na orla de Copacabana.