Chamada Pública para obra de arte coletiva.
Chamada pública. O Coletivo Langattomasti e o Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica convidam para a participação na obra de arte têxtil “Nuvem de Palavras”.
Adoramos tecer coletivamente e, desta vez, queremos tecer com o Brasil inteiro. Vamos celebrar a liberdade de pensamento e construir um painel recheado de ideias de um mundo melhor.
Para participar basta enviar seu tecido crochetado, tricotado, bordado ou usando qualquer outra técnica desejada contendo uma única palavra que responda a pergunta:
“Qual palavra liberta o seu pensamento?“
Regras de participação:
- A peça deve ter de 13 a 16 cm de altura, contendo uma única palavra.
- A palavra deve estar em português.
- Pode ser usada qualquer técnica de tecer.
- Preencha o formulário de inscrição neste link!
- O termo de autorização de uso de imagem da peça também pode ser baixado aqui.
- O tecido pode ser entregue em mãos ou via correios, juntamente com o termo de autorização de uso de imagem da peça impresso e assinado até a data 28/07.
- Para entregar em mãos entre em contato pelo direct do Instagram do Langattomasti.
- Para entrega via correios envie para no endereço:
Thainá Melo AC Ricardo de Albuquerque Rua Adeque, 114 - CEP: 21620-971 Caixa Postal: 27501 Rio de Janeiro/RJ
Inscreva-se aqui!
Todos que participarem terão seu nome na assinatura da obra.
O que é nuvem de palavras?
Nuvem de palavras é uma ferramenta visual que mostra a quantifica a frequência e o valor das palavras. Quanto mais vezes uma palavra é citada em um contexto, maior é sua representação.
A ideia neste projeto é recolher palavras que respondem à pergunta e, como forma de adaptação ao tecer coletivo, agrupar palavras semelhantes de forma a mostrar o peso que elas tem para o conjunto de pessoas participantes.
Dia da liberdade de pensamento:
Essencial para a existência da democracia e do estado de direito, a liberdade de pensamento é um direito humano fundamental na construção de sociedades livres e plurais; e é um dia de luta celebrado mundialmente dia 14 de julho.
Na declaração universal dos direitos humanos (DUDH) encontram-se os seguintes artigos:
“Todo homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras”.
“Todo homem tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular.”